Do Jornal da Band
pauta@band.com.br
Numa escola na Grande de São Paulo, a tecnologia é aliada dos professores durante as aulas. Na cidade de Ferraz de Vasconcelos, a lousa é interativa e as crianças aprendem matemática brincando.
Eles têm dois anos de idade mas já aprendem sobre responsabilidade de um jeito que parece uma grande brincadeira. Este é só o primeiro estágio para as crianças de Ferraz de Vasconcelos , cidade de 170 mil habitantes, próxima a capital paulista, que é considerada pelos educadores um modelo a ser seguido no ensino público.
Na escola de ensino fundamental, a lousa principal é interativa. Em outras palavras, é uma grande tela virtual em que o professor tem até o traço corrigido. Livros e cadernos são agora parceiros dos computadores. Na aula de matemática, o "videogame" ensina.
A secretaria comprovou que 15% dos alunos tem algum tipo de dificuldade em compreender a aula. Mas na sala de apoio educacional Eric, de oito anos, está aprendendo a somar de forma mais interessante. É que a professora simula compra e venda com dinheiro de brinquedo para que Eric se interesse por fazer contas.
Inclusão dentro da própria escola é outro programa modelo da prefeitura de Ferraz de Vasconcelos. Crianças com ou sem deficiência convivem no mesmo espaço. Os portadores de deficiência passam pelo atendimento educacional especializado que envolve professores, pais e alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário