Halim Abissamra nasceu em 12 de junho de 1906, na cidade Bessous, a oeste de Beirute, capital do Líbano. Era filho de Tanios e Elmasa Abissamra, caçula de oito irmãos.
Teve uma infância difícil vivendo durante a 1ª Guerra Mundial, época em que a humanidade passou grandes dificuldades, com a falta de alimentos para sobrevivência. Seus pais nessa época foram morar em Beirute, sendo zeladores de um colégio feminino dirigido por freiras francesas. O pai de Halim, Tanios era encarregado de fazer as requisições de alimentos para as internas, mercadorias que vinham do governo francês. Com seu espírito altruísta e com permissão de seus superiores, sempre pedia em dobro distribuindo pela vinhaça que passava forme, desse período tão conturbado.
Dos 14 aos 17 anos após o termino da guerra, trabalhou como mecânico de automóvel e ajudante de alfaiate, suas grandes paixões.
Em 1923, aos 17 anos, veio com seus pais para o Brasil, numa viagem de navio que durou 52 dias. A família fixou residência na capital paulista, no bairro da Mooca. Logo, Halim empregou-se por 7 anos como ajudante do já famoso alfaiate Giácomo Minelli, na Rua São Bento.
Em 1930, montou a Transportadora X, permanecendo nessa atividade por 10 anos.
Aos 35 anos ingressou como vendedor pracista do Frigorífico Anglo, trabalhando de Itaquera até Guararema. Nesse trajeto conheceu na cidade de Suzano, a senhorita Raja, filha do comerciante Elias Bou Assi, com quem casou em 12 de Junho de 1943.
O jovem casal fixou sua residência no bairro paulistano da Vila Prudente, onde Raja montou um armazém e Halim continuou com seu trabalho de vendedor. Em 1944, nasceu o primogênito, Antonio e em 1946, após o nascimento do segundo filho, Ellias, a família veio para Ferraz de Vasconcelos montou um armazém na Rua 15 de Novembro, 338 e Halim continuava com seu emprego de vendedor.
O casal Raja e Halim tiveram mais cinco filhos ferrazenses: Elmasa, José Carlos, Marta e os gêmeos Jorge e Jorgete todos nascidos pela mão da parteira Dona Assunta Trevizani.
Em 1954, a família de Halim Abissamra, radicou-se numa propriedade na Praça da Independência, 21, onde tinham uma loja de roupas feitas e depois uma loja de móveis.
Apesar de não ter completado o ensino básico, por falta de oportunidade, Halim Abissamra, sempre teve como principal objetivo de sua vida o estudo e formatura dos filhos, não medindo esforços para isso.
Halim Abissamra sempre foi um homem interessado nos rumos políticos da cidade de Ferraz de Vasconcelos, influenciando assim seus filhos. Em 1967, seu filho mais velho Antonio Abissamra Neto, advogado, foi eleito vereador a Câmara de Ferraz de Vasconcelos, sendo então seu Presidente, aos 23 anos de idade.
Seus filhos José Carlos e Jorge são os primeiros médicos ferrazenses.
Hoje, seu filho caçula, o Doutor Jorge é o Prefeito Municipal desta cidade, onde Halim Abissamra construiu sua vida e considerou como sua Pátria.
Halim Abissamra foi um homem pacifico, honesto, bom, simples, trabalhador, conquistando ao longo de sua vida a amizade de muitas pessoas.
Halim Abissamra faleceu lúcido e sereno no dia 29 de dezembro de 2002, perto dos 97 anos, em sua residência, cercado por toda família, filhos, noras, netos e bisnetos, deixando uma lição de amor, dignidade e amor ao próximo.