terça-feira, 28 de junho de 2011

Criando brinquedos


Os alunos do 1º ano A, juntamente com suas professoras Erinalva e Claudia (Prof. de Artes) confeccionaram brinquedos, Pé de Lata e um colar de EVA, trabalhando com a reciclagem.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Cofrinho para moedas





"Os alunos participaram de trabalhos sobre conteúdos estudados no projeto reciclagem e à partir daí coletaram materias e confeccionaram com garrafa Pet um cofrinho para moedas."Prof. Andrea 4ºF



Confecção das bandeirinhas para Festa Junina

"No coletivo, os alunos confeccionaram bandeirinhas para ser exposto nesta escola em comemoração a Festa Junina. Através desta atividade desenvolveram a criatividade e o trabalho em equipe."
Prof. Andrea 4ºF

Exposição do Meio Ambiente




Os alunos, juntamente com seus professores, visitaram a exposição do Meio Ambiente de nossa escola

Festa Junina do EMEF Halim Abissamra


Dança dos primeiros anos, coreografia feita pela Prof. Michele (1ºB) e a Prof.´Ana Lúcia (1ºF)



Quadrilha Maluca, realizada pelos 5º anos, coreografia montada pela Prof.de Educação Física, Michelle Queiroz



Em nossa festa teve também, miss e mister caipirinha, sorteios de cestas básicas


A equipe Gestora, passou apresentando aos alunos a vencedora do Miss Caipirinha 2011, a aluna Isabela  4º E







Em nossa grandiosa e tradicional festa junina, teve também, brincadeiras, comidas típicas e  correio elegante.



quarta-feira, 15 de junho de 2011

HTPC - Dinâmica: Auxílio mútuo





Com o objetivo de mostrar a importância do trabalho em equipe, foi desenvolvido uma dinâmica para que os professores refletissem sobre a importância de cada um para a escola e para o grupo.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Profª Natália - 3ºC - Atividade: Jogo com sólidos geométricos





"Depois de conceituar cada sólido geométrico, foi distribuído um para cada e conforme a professora falava o sólido, os alunos tinham que levantar e mostra-lo".
Profª Natalia

Profª Michelle (1ºB) e Erick (funcionário) - Atividade: Dobradura de barquinho de papel. "Leitura e prática"





Após leitura do livro "O presente" o funcionário Erick ensinou os alunos do 1ºB, juntamente com a profª Michelle e a vice diretora Érica, a confeccionarem barquinhos de papel por meio de dobraduras e pintura, fixando assim o ensinamento obtido na leitura.

Profª Claudia (Arte) - Meio Ambiente: brinquedo com material reciclável




Os alunos foram orientados pela professora e fizeram a confecção do brinquedo utilizando: uma caixa de creme dental encapado com papel preto, uma carinha de EVA e a asa de tecido de persiana.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Festa Junina do Halim - 11/06 à partir das 14h!!



Estão todos convidados para o nosso Arraial!! Sábado (11/06) à partir das 14h!!

Vamos aprender um pouco sobre esta festa popular??

História da Festa Junina e tradições


Origem da festa junina, história, tradições, festejos, comidas típicas, quermesses, dança da quadrilha, influência francesa, portuguesa, espanhola e chinesa, as festas no Nordeste, dia de Santo Antônio, São João e São Pedro, as simpatias de casamento e crendices populares, músicas típicas da época, os balões.

Origem da Festa Junina
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Festas Juninas no Nordeste
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.

Comidas típicas
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.

Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Tradições
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.












sexta-feira, 3 de junho de 2011

Profª Ada - Formação sobre Alfabetização para os Professores de 40h




Foi realizado no dia 01/06/11 a formação sobre Alfabetização com atividades práticas, dinâmicas, proporcionando as professoras troca de experiência para aplicação em sala de aula.

3ª Formação aos professores com o Profº Luciano - Produção de texto: uma questão de gênero










No dia 31/05/11 foi realizada para todos os professores da U.E a formação sobre Produção de texto com o Profº Luciano B. Leal para aprimoramento pessoal e profissional de cada um.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Profª Patrícia - 1ºD - Construção de Brinquedo "Barangandão"




"Unindo os projetos "Reciclagem" e "Jogos e Brincadeira" fizemos a leitura e completamos as palavras que faltavam no manual para, em seguida construirmos o "Barangandão", o qual foi aprovado pelas crianças na hora da brincadeira".
(Profª Patrícia)



Profª Michelle - 1ºB - Atividade: Sapinho com reciclados




Leitura do conto "Sapo e a princesa", desenho da história e confecção do sapinho com caixinha de leite e suco, revistas, barbantes sem uso e esmalte velho.

Profª Ada (2ªA) - Leitura e escrita contextualizada



Trabalhamos o poema "Hipopótamo Guloso" no projeto alimentação. Nesta atividade estamos trabalhando ortografia do "H" com o "Jogo das sílabas" com os alunos que não estavam participando do reforço e com os silábicos alfabéticos e alfabéticos.